Na década de 80, exatamente em 24 de junho de 1985 aRede Globo estreou Roque Santeiro, a novelaque é considerada até hoje a que mais fez sucesso na emissora e que havia sido censurada em 1975 na época da ditadura militar.

Essa trama se passa na cidade fictícia de Asa Branca, no Nordeste brasileiro, onde Luiz Roque Duarte um coroinha conhecido como Roque Santeiro e por sua habilidade de modelar santos, morreu logo após seu casamento com uma desconhecida chamada Porcina. Logo foi santificado pelo povo que lhe atribuiu milagres e fazendo assim prosperar a cidade ao redor da sua história. Roque não está morto e ameaça voltar a cidade para por fim ao mito que se tornou. Padre Hipólito, o prefeito Florindo Abelha e o comerciante Zé das Medalhas, um dos principais exploradores do santo ficam desesperados com sua presença, mas sinhozinho Malta, o fazendeiro do lugar vê seu romance com a viúva Porcina ameaçado, que por sinal nunca foi casada com Roque Santeiro e sempre viveu uma mentira para fortalezer o mito e tirar vantagens.

No seu retorno, Roque Santeiro interfere na relação de Sinhozinho Malta e Porcina,e reacender a paixão de Mocinha, a sua verdadeira noiva, que nunca se conformou com seu desaparecimento e se manteve casta à espera de seu amor.Ela é filha do prefeito e da beata dona Pombinha, sendo cortejada pelo professor Astromar Junqueira, suspeito de ser o lobisomem.

A cidade também fica agitada com a chegada de Maltide que traz do Rio de Janeiro duas prostitutas Ninon e Rosaly, que vão trabalhar em sua “Boate Sexus”, e enfrentar a oposição do padre Hipólito, dona Pombinha e das beatas da cidade. Também chega a cidade uma equipe que vai filmar ” A Saga de Roque Santeiro”.